• 10.10.2016



Ao dirigir um veículo você usa constantemente a embreagem, a cada troca de marcha exige um acionamento do pedal e isso se repete várias e várias vezes durante o tempo que você dirige, porém existem momentos que se apresentam situações diferenciadas neste ciclo e exatamente disso que falaremos hoje, de como identificar problemas com a embreagem do seu carro. Aqui você verá os principais sintomas que o próprio veículo demonstra apontando possíveis problemas com a embreagem e ao final terá plenas condições de identificar esses sinais no seu próprio carro, caso ele os apresente.


A embreagem é uma peça que está localizada entre o motor e a caixa de câmbio, ela é responsável por transmitir a força do motor pela caixa de câmbio e dela para os demais componentes do sistema de transmissão. A embreagem tem a importante função de filtrar as vibrações torcionais geradas pelo motor minimizando os ruídos e também o desgaste dos componentes da transmissão, ela trabalha à base de atrito que o disco de embreagem exerce sobre o volante do motor.


Quando este componente começar a apresentar problemas, não se preocupe, os sinais virão. O principal benefício solucionado pelo kit embreagem é dar dinâmica ao sistema de distribuição, algo que não é muito percebido pelo condutor, a menos que esteja com problema. Também pode ser considerado um benefício a boa dirigibilidade, pois como o sistema de embreagem torna mais confortável e dinâmico a troca de marchas consequentemente dirigir fica uma tarefa mais agradável e até prazerosa.

 

 

 

 

 

Qual problema resolve

 

O Kit embreagem resolve um problema quase imperceptível pela maioria das pessoas, pois sua função é tornar dinâmica a troca de marchas, dando dirigibilidade e conforto, sem o sistema de embreagem o carro nem funcionaria, então o principal problema resolvido pelo kit embreagem é de viabilizar a troca de marchas de forma que mantenha dirigibilidade dando dinâmica aos comandos dados pelo motorista para o câmbio de marchas e assim consequentemente para o resto do sistema de transmissão.

 

 

 

Principais problemas

 

Como disse, assim que a embreagem estiver chegando ao final da sua vida útil ela apresentará sintomas que serão os sinais de aviso para saber que está na hora de efetuar a troca. Uma embreagem com defeito apresenta problemas como, arranhar quando acionada, ou seja, você pisa no pedal e ouve um barulho característico como se houvesse metal gerando atrito com outro metal.


Outro indício que você pode notar é se quando acionar o pedal da embreagem, mas a embreagem patinar, isso acontecerá de uma forma como se o carro perdesse a força, porém o motor fica em alta rotação. Esta situação é tida como a embreagem patinando, também pode exalar um cheiro de queimado.

 

Uma condição que pode ser considerada um problema ou um indício avisando é quando você aciona a embreagem e sente que o pedal está pesado, isso quer dizer que o problema está no desgaste do atuador e das molas do platô.


Caso você perceba que o carro não anda até que grande parte do curso do pedal de embreagem volte, isso quer dizer que o carro só anda quando você solta quase que completamente o pedal, esse problema é conhecido como embreagem alta.


Ainda outra forma de constatar que existe um problema com a embreagem é quando o carro estiver trepidando ao trocar de marcha, isso acontece por que platô e o disco não estão encaixando corretamente, algo muito comum quando ocorre empenamento do disco. Essa série de problemas são os sintomas que aparecerão para avisar que o sistema de embreagem apresenta defeito.


A parte boa é que em se tratando de embreagem se você estiver com os ouvidos bem atentos pode-se perceber muitos desses indícios, também dar uma boa atenção ao pedal e ter certeza da força que você sempre aplica nele é uma forma de estar atento. Caso você tenha alguma dúvida entre em contato com nosso time de consultores que estão sempre prontos a atender qualquer situação pelo nosso Chat. Não deixe de curtir nossa página no Facebook para ter acesso a promoções, novidades, conteúdos e muito mais. Acesse nosso Blog que recebe sempre materiais diversos sobre mecânica automotiva entre outros assuntos que fazem parte desse universo. Caso você tenha alguma sugestão ou dúvida sobre determinado assunto nos escreva que teremos muito prazer em conversar contigo e se este material foi interessante para você compartilhe com seus amigos para que eles também tenham acesso a essas ricas informações. No mais ficamos por aqui então, se você quiser ver as opções que temos em Embreagens acesse nossa Webstore.







Populares

5 itens indispensáveis para deixar seu carro limpinho • 09.05.2016

Se você é apaixonado por carro, um dos momentos mais importantes para você com seu carro é quando vai fazer ...

5 componentes importantes para seu carro rodar tranquilo • 06.05.2016

Neste post separamos algumas peças que são de extrema importância para o bom funcionamento do seu veículo, em cada peça ...

4 detalhes para otimizar o consumo do seu veículo • 09.05.2016

Quem não gosta de economizar? Certamente todo mundo brilha o olho quando o assunto é economia e neste post preparamos ...

Onde encontrar

Onde encontrar

Copyright © 2011 | Gemor Auto Peças LTDA • 0800 000 000

Xthor Soluções Tecnológicas