• 03.10.2016



Aposto que você já pensou em como um determinado comando feito no câmbio de marchas pode se converter na movimentação do carro, isso na realidade é uma dúvida de muitas pessoas. A embreagem é um componente fundamental para garantir que os comandos feitos no câmbio de marchas passem para os demais componentes dando assim o ritmo adequado ao veículo. Ao entender algumas questões sobre a embreagem pode ser mais fácil de identificar possíveis problemas, exercitar práticas que aumentam a vida útil deste componente, além de saber o que acontece quando você aciona o pedal. Ao final deste conteúdo você terá plenas condições de reconhecer os sinais que sua embreagem dá que identificam que precisa de troca, e mais ainda, poderá usar este componente de forma mais correta aumentando assim sua vida útil.

 

 

O que é

 

A embreagem é uma peça que fica localizada entre o motor e a caixa de câmbio, sua principal função é transmitir a força exercida no motor pela caixa de câmbio e dela para os demais componentes do sistema de transmissão dando assim o ritmo adequado ao veículo. O sistema de embreagem tem algumas partes principais para seu funcionamento, o Rolamento, o Platô e o Disco, essas peças são as partes que tornam possível o trabalho do condutor de transmitir o comando através da caixa para os outros componentes de distribuição.

 

 

Sua Função

 

A embreagem desempenha uma importante função de filtrar as vibrações geradas pelo motor através dos componentes de transmissão, minimizando os ruídos e também o desgaste destes componentes. A embreagem tem sua ação com base no atrito que o disco exerce sobre o volante do motor, desta forma a embreagem interrompe a rotação entre o motor e o comando enviado pelo câmbio.

 

Ao pressionarmos o pedal da embreagem, o fluido de embreagem desce pela tubulação até pressionar o embolo do cervo da embreagem, também conhecido como cilindro auxiliar. Então a haste externa aciona a alavanca e o garfo de embreagem simultaneamente, o garfo puxa o mancal da embreagem contra a mola membrana que atua como uma alavanca retirando a pressão do disco e afasta a placa de pressão do volante do motor. Dessa forma acontece o desacoplamento do disco de embreagem com o volante do motor, ao passo que cessa a transmissão de torque para a caixa de câmbio através do eixo piloto. Esse processo se repete em questão de milésimos de segundos, constantemente durante o tempo que o motorista conduz o veículo.

 

A embreagem tem seu funcionamento principalmente composto por três partes básicas:

 

 

Rolamento – este é colocado antes do platô, ele serve de base para o eixo piloto da transmissão.

 

Platô – É fixado diretamente no volante do motor. Ele é formado pela carcaça da embreagem, a placa de pressão e pela mola membrana.

 

Disco – É fixado pelo eixo piloto da transmissão que possui sulcos que permitem fixar o disco, e a sua extremidade apoia o rolamento interno do volante. Após o desacoplamento do disco e da placa de pressão quando se pisa no pedal da embreagem, o volante continua girando por ser conectado ao virabrequim do motor, o platô também gira por estar preso ao volante. Enquanto isso o disco desacelera e para o eixo piloto por estar conectado ao disco, interrompendo a transmissão de movimento para a caixa de câmbio.

 

 

Dicas

 

Como a maioria dos componentes automotivos, a embreagem também precisa de cuidados específicos. Entre boas práticas que se pode ter com este componente uma das mais eficientes é cuidar para deixar a embreagem acionada muito tempo, pois pode apresentar desgaste prematuro.

 

Outra dica importante é quando você aciona o pedal da embreagem e no momento aparece um ruído característico que só se apresenta ao acionar o pedal, este barulho provavelmente é com o rolamento da embreagem. Porém quando for fazer a troca o recomendado é trocar todo pelo kit de embreagem em vez de somente trocar por outro rolamento.

 

Quando for efetuar a troca da embreagem, um procedimento que deve ser padrão é retificar o volante a cada troca, pois o funcionamento da embreagem é baseado no atrito do disco com o volante, e se este estiver liso não terá condições de oferecer atrito suficiente para interromper a rotação do motor.

 

A dica final é manter cuidado para não deixar cair o disco, pois é uma peça muito sensível que pode empenar facilmente, também apertá-la não é recomendado para evitar deformações no disco, caso contrário a embreagem vai ficar trepidando, mesmo que seja o mecânico que faz troca para você é importante ficar atento a este detalhe e se por acaso o disco cair acidentalmente é preciso verificar na hora se não houve nenhum tipo de deformação no disco antes de efetuar a troca.

 

Então o que achou das dicas e informações que te passei hoje? Espero que tenham sido válidas, use-as nas suas situações do dia a dia ficando atento ao que acontece durante o tempo que dirigir seu carro. Se você achou importante saber dessas informações, curta nossa Fanpage e repasse-as aos seus amigos para que eles também possam ter esses cuidados. Fique ligado em nosso Blog que recebe conteúdos como este e muito mais sobre o mundo da mecânica e acessórios para se veículo. Se por acaso você teve alguma dúvida pode entrar em contato conosco através do nosso chat e falar com um consultor especialista. Não deixe de visitar nossa Webstore que tem todo tipo de autopeças e acessórios que você precisar. No mais ficamos por aqui, foi ótimo passar este tempo contigo, deixe seu feedback ou sugestão nos comentários. Vá mais longe com a Disk Peças.







Populares

5 itens indispensáveis para deixar seu carro limpinho • 09.05.2016

Se você é apaixonado por carro, um dos momentos mais importantes para você com seu carro é quando vai fazer ...

5 componentes importantes para seu carro rodar tranquilo • 06.05.2016

Neste post separamos algumas peças que são de extrema importância para o bom funcionamento do seu veículo, em cada peça ...

4 detalhes para otimizar o consumo do seu veículo • 09.05.2016

Quem não gosta de economizar? Certamente todo mundo brilha o olho quando o assunto é economia e neste post preparamos ...

Onde encontrar

Onde encontrar

Copyright © 2011 | Gemor Auto Peças LTDA • 0800 000 000

Xthor Soluções Tecnológicas